Na era das mídias digitais e dos influenciadores, cada vez mais as marcas têm apostado em estratégias para ganhar destaque e reconhecimento. Uma grande aposta para alcançar esse objetivo é o investimento em embalagens personalizadas.

Hoje mais do que nunca caixas e sacolas servem para muito mais do que embalar e transportar produtos, através delas é possível transmitir mensagens e valores, gerar curiosidade e desejo, elevando assim a autoridade da marca junto ao público.

Se você utiliza sacolas plásticas neutras ou embalagens padronizadas para suas entregas e encomendas isso pode estar interferindo negativamente na imagem da sua marca e é preciso mudar!

Pensando nisso, preparamos um artigo completo sobre embalagens personalizadas e tudo o que você precisa saber para fazer a escolha correta para o seu negócio. Confira!

A importância da embalagem personalizada

Personalizar embalagens é uma ação que faz toda a diferença e impacta diretamente no posicionamento, destaque e crescimento do seu negócio independente do segmento

Mais do que cumprirem com a função primordial de embalar e transportar com segurança os itens de restaurantes, lojas e e-commerces, as embalagens personalizadas também ajudam as marcas a obter reconhecimento e autoridade, além de transmitir dedicação e profissionalismo ao consumidor.

Seja através de sacolas, caixas ou uma combinação de vários itens, investir em embalagens personalizadas contribui para a identificação do público alvo com a marca através das cores e todos os elementos que compõem o design.

Principais benefícios da embalagem personalizada

Investir em embalagens personalizadas é uma estratégia primordial e indispensável para qualquer negócio que deseja se destacar, cativar seus clientes e popularizar sua marca. Confira agora alguns dos principais benefícios!

Agrega Valor - Já parou pra pensar porque às vezes as pessoas pagam caro em produtos visto como “bobos” ou “irrelevantes”? Isto acontece graças ao que chamamos de percepção de valor. 

As embalagens são essenciais nesse processo e podem impactar positivamente ou negativamente nessa construção.

O desleixo com este item com certeza terá um impacto negativo, fazendo com que o produto seja desprezado. Já uma embalagem bem feita é capaz transformar um produto simples em um produto altamente cobiçado e fascinante! 

Divulgação - Quem não é visto, não é lembrado! Ter uma embalagem personalizada é uma forma de propagar a sua marca e tornar seu negócio popular na sua região e também fora dela de forma orgânica.

Quando um cliente reutiliza sua sacola personalizada ou uma caixa ele está de certa forma promovendo a sua loja, gerando curiosidade e despertando o interesse por onde passa exibindo-a.

Uma arte para embalagem personalizada bem elaborada pode atrair muitos olhares e consequentemente dezenas de novos clientes!

Fidelização - A embalagem personalizada impacta profundamente na experiência do usuário e isso quer dizer que um cliente pode se tornar um verdadeiro fã da sua marca caso você seja capaz de proporcionar uma experiência única através da sua entrega.

O capricho no design, a atenção aos detalhes, tudo isso impacta no momento de abertura da encomenda ou presente, fazendo com que as pessoas se conectem emocionalmente com a sua marca, voltem a comprar de você e ainda te indiquem para outras pessoas.

Custo x Benefício - A produção de embalagens personalizadas é um processo de baixo custo extremamente vantajoso para qualquer tipo de negócio.

Basicamente quanto mais unidades de sacolas ou caixas você adquire, menor o custo por unidade. Além disso, muitas empresas desenvolvem a arte para a personalização da embalagem sem custo adicional, poupando despesas extras com designers e ilustradores.

Camadas da Embalagem

Antes de começarmos a falar sobre as opções de embalagens personalizadas é fundamental lembrar que existem três diferentes “camadas” de embalagem e seu produto pode precisar de apenas uma ou das três.

Para facilitar o entendimento, vamos nomear as embalagens em P,M,G de dentro para fora:

A embalagem primária (P) é a embalagem que está mais próxima do produto. No caso de um perfume, ela é o vidro, no caso de um doce, ela é o recipiente onde o doce está acondicionado.

A embalagem interna (M) é a embalagem que envolve o item principal. No caso do perfume, ela é a caixa que o abriga, no caso de um delivery, ela é a caixa que antecede o contato com a comida.

Já a embalagem externa (G) é a primeira que o seu cliente verá. É ela quem abriga todas as demais embalagens. Na maioria dos casos as embalagens externas são sacolas de plástico ou papel.

Para definir quantas camadas de embalagens são necessárias é preciso observar as necessidades do seu produto e definir o tipo de experiência que deseja proporcionar ao seu público.

A seguir você vai conhecer as principais opções de embalagens personalizadas, suas características e para quem são indicadas. Vamos lá!

Tipos de Embalagens Personalizadas

Sacolas Personalizadas

Muito comum em lojas de vestuário, livrarias, e centenas de outros segmentos, a sacola personalizada é um item indispensável principalmente para quem tem um negócio físico

Através delas é possível propagar o nome da marca sem ter que investir toneladas de dinheiro em campanhas de marketing, obter reconhecimento e autoridade e transmitir dedicação e profissionalismo ao consumidor.

Fabricadas em papel ou plástico, sendo o papel o material mais utilizado devido à alta qualidade do acabamento e impressão.

Sacola Personalizada Quase Famosos feita por Pitney Embalagens

Sacola Personalizada RENAULT feita por Pitney Embalagens

Benefícios da Sacola Personalizada

  • Possibilidade de Reuso
  • Divulgação Orgânica
  • Baixo Custo de Produção
  • Impressão fiel às cores
Para quem as sacolas personalizadas são indicadas?

Lojas físicas, lojas de vestuário, supermercados, farmácias, delivery e comércios onde o cliente possa fazer a retirada pessoalmente ou a entrega possa ser feita de forma rápida.

Não é aconselhável usar esse tipo de embalagem para entregas de longa distância ou para produtos frágeis. Neste caso, o melhor a se fazer é investir numa segunda embalagem (embalagem M) para transportar o produto com maior segurança.

Caixas Personalizadas

As caixas personalizadas substituem as caixas de papelão padrão agregando valor e impactando na experiência do usuário através do design, causando uma impressão de cuidado e capricho ao consumidor.

Elas protegem o item principal de arranhões ou danos durante o transporte e possuem diversos formatos e tamanhos. São produzidas em diferentes tipos de material sendo os mais comuns Kraft, Sulfite e Duplex.

O layout é composto por elementos, mensagens e cores estrategicamente pensados para tornar a entrega em uma experiência única e impactante.

Caixa Personalizada Flat Monkey feita por Pitney Embalagens

Caixa Personalizada La Vertuan feita por Pitney Embalagens

Benefícios da Caixa Personalizada

  • Possibilidade de Reuso
  • Proteção contra eventuais danos de transporte
  • Material Resistente
  • Impacto positivo na experiência do usuário
Para quem as sacolas personalizadas são indicadas?

Muito usadas no e-commerce, as caixas personalizadas são indicadas para diversos tipos de negócio, principalmente para quem vende produtos pequenos, frágeis e/ou que serão entregues por transportadoras ou correios.

Sedas Personalizadas

As sedas personalizadas são uma demonstração de cuidado que agrega ainda mais valor ao produto, adicionando a sensação de exclusividade e elegância ao momento da entrega.

Sua função, porém, está além de enfeitar: as sedas são usadas para comportar um item numa determinada posição dentro de uma segunda embalagem de forma que este não se movimente ou escorregue para os lados.

A personalização da seda se dá de diferentes formas, como através da repetição de um padrão, como um logotipo, frase ou elemento que represente a imagem da sua empresa.

Seda Personalizada Ivana Silvério feita por Pitney Embalagens

Benefícios da Seda Personalizada

  • Protege e acomoda itens pequenos com mais segurança
  • Transmite cuidado e delicadeza
  • Agrega valor ao presente ou entrega
  • Baixo custo de produção
Para quem as sedas personalizadas são indicadas?

Esse tipo de embalagem é indicado para quem trabalha com produtos, lembranças, perfumes, cosméticos, calçados e demais produtos de pequeno porte, embora não haja contra indicação para outros tipos de produtos.

5 dicas para criar uma embalagem personalizada de sucesso

Escolha um estilo - Desenvolver uma arte para sua embalagem personalizada se tornará muito mais fácil se você escolher um conceito, isto é: um estilo.

Cada negócio tem seu próprio estilo. Há lojas que usam e abusam de cores e ilustrações, criando uma embalagem visualmente dinâmica e impactante, outras preferem ser mais clássicas, usando fontes finas e pouco elementos, transmitindo mais seriedade e elegância.

Outro ponto importante a ser definido no desenvolvimento da arte é o espaço total que a arte ocupa na embalagem. Você pode optar por criar uma arte que ocupe todo o material ou centralizar a arte principal, preenchendo o fundo com uma cor sólida ou uma textura discreta.

Para definir o conceito da arte da sua embalagem, faça uma lista de elementos que combinam com a imagem que você deseja transmitir. Exemplo:

Loja “Mamãe e Bebê”

Cores: Fundo Azul e Rosa, Imagens de Brinquedo, Fonte Cursiva…

Para te inspirar na busca pela construção do conceito da sua embalagem personalizada separamos algumas imagens de embalagens de diferentes estilos. Confira!

Estilo Clássico

Embalagem Personalizada estilo clássico para Acessórios

Embalagem Personalizada Estilo Clássico para Chocolate

Estilo Romântico

Embalagem personalizada romântica para Lingerie

Embalagem personalizada romântica para Loja de vestuário feminino

Estilo Colorido

Sacola personalizada colorida para loja de acessórios

Sacola personalizada colorida para loja de brigadeiros

Atenção às dimensões - Antes de abrir o Photoshop ou o Canva para começar a criar a sua arte é fundamental ter em mãos as dimensões da sacola ou caixa para não correr o risco de criar uma arte fora dos padrões que, no final, não poderá ser utilizada.

Crie uma paleta de cores - As cores são parte vital do processo de criação da arte. Elas são responsáveis por transmitir e são capazes de despertar emoções e sentimentos, por isso devem ser escolhidas com todo o cuidado sempre levando em consideração a personalidade da marca.

Insira seu logotipo e suas redes sociais - Para potencializar os resultados de marketing da sua embalagem personalizada não se esqueça de inserir seu logotipo e suas redes sociais nela, assim ficará mais fácil de propagar sua marca e atrair interessados em seus produtos.

Combine embalagens - Caso você possa investir um pouco mais na produção das suas embalagens, invista em pelo menos dois tipos para aperfeiçoar ainda mais a experiência da entrega. Este kit pode ser composto por 1 sacola, 1 caixa e 1 seda personalizada ou somente os dois primeiros. Tudo depende do tipo de produto que você vende e do quanto você pode investir

Principais tipos de embalagem

Os segmentos de Delivery e E-commerce são os dois principais segmentos em busca de embalagens personalizadas. Para conhecer mais sobre as embalagens personalizadas para cada um deles continue lendo!

Embalagens Personalizadas para Delivery

As embalagens para delivery têm a função de manter a integridade dos alimentos e torná-los ainda mais visualmente atraentes, exigindo então toda a atenção e planejamento para que consigam cumprir com sua missão.

Um planejamento bem sucedido de embalagem para delivery inclui a personalização da embalagem com a identidade visual do restaurante, o correto dimensionamento da embalagem para abrigar os alimentos sem que eles se espalhem além é claro, da escolha do material correto para a conservação do sabor.

Os layouts são pensados de acordo com a estrutura de cada alimento. Embalagens para doces por exemplo possuem compartimentos em formato de círculo onde os doces são encaixados, garantindo a integridade do alimento durante todo o trajeto até a entrega.

Outro design muito comum em embalagens para delivery, principalmente em restaurantes de comida japonesa, é o display em plástico na tampa que permite a pré-visualização do alimento antes da abertura total da embalagem, evitando assim transtornos com pedidos errados.

  • Segurança no transporte;
  • Design mais moderno e inovador;
  • Maior conservação do calor e sabor;
  • Melhor custo-benefício.

Embalagem Personalizada para Delivery com Display

Embalagem Personalizada para Brigadeiros e Doces

Embalagens Personalizadas para E-Commerce

As embalagens personalizadas para e-commerce não são uma opção e sim uma necessidade. As lojas virtuais precisam enviar seus produtos de forma segura aos compradores, em uma embalagem resistente e que além de garantir a integridade dos produtos também proporcione uma experiência de abertura (unboxing) única e impactante.

Com uma boa estratégia sua embalagem pode passar de uma simples caixa à uma ferramenta poderosa para se conectar e despertar as emoções do seu cliente no momento da entrega, gerando engajamento, fidelizando clientes e promovendo sua marca de forma orgânica.

As embalagens para e-commerce são feitas em papelão ou papel, tudo dependerá do tamanho do seu produto e qual o procedimento de entrega do mesmo.

Embalagem Personalizada para Relojoaria

Agora que você já conhece os principais benefícios das embalagens personalizadas, só precisa escolher qual opção melhor se adequa ao seu negócio e ao seu produto, criar um esboço do layout e escolher uma empresa para dar vida à sua ideia e começar a faturar muito mais!